01.Na canção “Lepo Lepo”, de Filipe Escandurras e Magno Santana, a narrativa em primeira pessoa, revela em tom lírico as angústias do protagonista ante a possibilidade da desilusão amorosa em virtude dos desejos materiais atribuídos a sua musa inspiradora influenciada pela sociedade de consumo, tal assertiva pode ser constatada nos versos:
a)Ah, eu já não sei o que fazer, duro pé-rapado com salário atrasado.
b)Ahh, eu não tenho mais para onde correr.
c)agora vou conversar com ela,será que ela vai me querer.
d) agora vou saber a verdade se é dinheiro ou amor (cumplicidade)
e) Nenhuma das alternativas acima.
a)Ah, eu já não sei o que fazer, duro pé-rapado com salário atrasado.
b)Ahh, eu não tenho mais para onde correr.
c)agora vou conversar com ela,será que ela vai me querer.
d) agora vou saber a verdade se é dinheiro ou amor (cumplicidade)
e) Nenhuma das alternativas acima.
02.De forma crítica e despertando sentimentos profundos de indignação perante as desigualdades sociais, o protagonista rebela-se contra a opressão social e as distorções criadas pelo capitalismo que agiram devastadoramente em sua existência, colocando este em uma situação de prostação, humilhação e submissão, pode ser obsevar tal condição em:
a)Rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo.
b) Fui despejado, o banco levou meu carro.
c) Ah, eu já não sei o que fazer, duro pé-rapado com salário atrasado.
d) Ahh, eu não tenho mais para onde correr.
e) Nenhuma das alternativas acima.
a)Rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo.
b) Fui despejado, o banco levou meu carro.
c) Ah, eu já não sei o que fazer, duro pé-rapado com salário atrasado.
d) Ahh, eu não tenho mais para onde correr.
e) Nenhuma das alternativas acima.
03.O protagonista reafirma sua condição humana de forma madura e sensata antes as mazelas sofridas e a possibilidade da perda amorosa, tal assertiva se revela nos versos:
a)Se ficar comigo é por que gosta do meu Rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo.
b)É tão gostoso quando eu Rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo.
c)Ah, eu já não sei o que fazer, duro pé-rapado.
d)Eu não tenho carro, não tenho teto.
e)Nenhuma das alternativas acima.
a)Se ficar comigo é por que gosta do meu Rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo.
b)É tão gostoso quando eu Rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo.
c)Ah, eu já não sei o que fazer, duro pé-rapado.
d)Eu não tenho carro, não tenho teto.
e)Nenhuma das alternativas acima.
04.O protagonista expressa seu amor pela musa e seus sentimentos de estima, valorização e repeito pela mulher, em sentido amplo, através dos versos:
a)Se ficar comigo é por que gosta do meu Rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo.
b) Agora vou saber a verdade se é dinheiro ou amor (cumplicidade).
c) Agora vou conversar com ela,será que ela vai me querer.
d)Rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo.
e)Nenhuma das alternativas acima.
a)Se ficar comigo é por que gosta do meu Rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo.
b) Agora vou saber a verdade se é dinheiro ou amor (cumplicidade).
c) Agora vou conversar com ela,será que ela vai me querer.
d)Rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo.
e)Nenhuma das alternativas acima.
05. Que figura de linguagem podemos encontrar na expressão: Rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo., e em que sentido a mesma se encontra no texto:
a) Metáfora, por que releva profundidade dos sentimentos do protagonista em relação a sua amada e repeito mutuo entre os dois na relação afetiva.
b) Onomatopeia, pois descreve de forma original através de referências sonora a delicadeza com que o protagonista trata sua amada durante seus encontros amorosos.
c) Eufemismo, pois o protagonista reafirma com estes versos sua masculinidade.
d) Hipérbole, pois o protagonista expressa de forma exacerbada seus atributos e sua perfomace no ato sexual.
e) Nenhuma das alternativas acima.
a) Metáfora, por que releva profundidade dos sentimentos do protagonista em relação a sua amada e repeito mutuo entre os dois na relação afetiva.
b) Onomatopeia, pois descreve de forma original através de referências sonora a delicadeza com que o protagonista trata sua amada durante seus encontros amorosos.
c) Eufemismo, pois o protagonista reafirma com estes versos sua masculinidade.
d) Hipérbole, pois o protagonista expressa de forma exacerbada seus atributos e sua perfomace no ato sexual.
e) Nenhuma das alternativas acima.
06.Pelo lirismo, pela beleza e profundidade dos versos e pelo rigor literário, os autores da canção “ Lepo lepo”, Filipe Escandurras e Magno Santana podem ser comparados a que outros nomes da literatura luso-brasileira:
a)Fernando Pessoa e Vinicius de Moraes.
b)Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade.
c)Cecília Meireles e Mario Lago.
d)Naldo e Valesca Popozuda.
e)Michel Teló e Tiririca.
a)Fernando Pessoa e Vinicius de Moraes.
b)Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade.
c)Cecília Meireles e Mario Lago.
d)Naldo e Valesca Popozuda.
e)Michel Teló e Tiririca.
O texto é uma brincadeira, uma alegoria, da perda total das referências culturais e literais, tal como ocorre no filme "Idiotocrácia". Por outro lado mostra a capacidade do professor, com talento e habilidade, de tirar 'leite das pedras", encontrar conteúdo onde não existe, mérito que é só dele, posto que é pouco provável que os autores da música tenham feito a mesma reflexão ao compô-la, considerando que "Conteúdo" não é ingrediente para a formula de mercado para qual a mesma é dirigida. Por outro lado faz com que o ouvinte reflita e identifique o conteúdo que subliminarmente lhe está sendo oferecido, a inversão dos valores que muitas vezes é imposta por este tipo de produção. Por sugestão, assista ao filme: http://www.legiaodosherois.com.br/2013/entretenimento-um-dos-melhores-filmes-que-voce-nunca-viu-idiocracia.html
Texto: Penha de Castro.
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